24/08/2015 10h30 – Atualizado em 24/08/2015 10h30

‘Unifor é exemplo de boa universidade no Brasil’, diz Cristovam Buarque

Senador esteve na Unifor no dia 21 de agosto.
Buarque foi convidado pelo curso de Jornalismo.

Cristovam Buarque participou de debate sobre os aspectos da crise financeira mundial (Foto: Ares Soares/Unifor)Cristovam Buarque participou de debate sobre os aspectos da crise financeira mundial (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Universidade de Fortaleza recebeu, na última sexta-feira (21), a visita do senador Cristovam Buarque, proferindo a palestra “Um Mundo Mais Feliz e com Menos Dívida”. O evento, que ocorreu no Teatro Celina Queiroz, foi promovido pelo curso de Jornalismo da Unifor, com o objetivo principal de debater aspectos da crise financeira mundial.

Cristovam Buarque tem importante papel nas mudanças do modelo educacional do País, criador do Bolsa-escola, engenheiro mecânico, economista e professor universitário, defende modificações estruturais desde a educação de base até a graduação. “A Unifor é um dos bons exemplos de boas universidades no Brasil, considero que sejam poucas as instituições que se transformam e baseiam seu ensino em departamentos e núcleos temáticos que valorizam a interdisciplinaridade” salienta o Senador.

Na ocasião, também participou do lançamento do seu mais recente livro "O Erro do Sucesso" (Foto: Ares Soares/Unifor)Na ocasião, também participou do lançamento do seu mais recente livro “O Erro do Sucesso” (Foto: Ares Soares/Unifor)

Na palestra foram pautados temas como o endividamento estrutural, o prevalecimento da ciência sobre a filosofia, a ausência de alguns valores tradicionais e o consumo exacerbado, convidando alunos e docentes a refletirem sobre a importância da cidadania na superação do atual cenário.

“O nosso papel é buscar debates e diálogos sobre temas relevantes. Trazer um senador como Cristovam Buarque para discutir conjuntura é falar dentro do jornalismo, da educação e da política, reiterando o papel de integração da Universidade”, observa o professor Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo da Unifor.
O senador falou ainda do compromisso que a educação deve ter com uma aprendizagem mais humanizada, substituída muitas vezes pela técnica, na ânsia de modernizar o Ensino Superior. “É um erro pensar que o pensamento social não está ligado à ética e ao humanismo, nós privilegiamos muito a ciência e não se discute como reorientar o progresso humano com base na harmonia e no bem-estar. Nesse aspecto, a universidade deve ter função crucial em criar um espaço que propicie mudança”, finaliza Cristovam Buarque.

Deixe um comentário